Polícia Militar realiza formatura de 890 sargentos em curso superior tecnólogo

Durante o evento, houve a entrega de honraria ao componente da corporação que concluiu o curso em primeiro lugar

A Polícia Militar formou 890 sargentos nesta sexta-feira (22). A solenidade de formatura do curso superior tecnólogo em polícia ostensiva e preservação da ordem pública contou com a presença do secretário-adjunto da Segurança Pública, Sérgio Turra Sobrane, no Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, em Santana, zona norte da Capital.

“Quero parabenizar todos os formandos pelo desenvolvimento individual, pois é a partir da evolução pessoal que vamos ajudar a construir uma sociedade mais justa, transmitindo valores éticos e morais para nossos familiares e amigos. Quero enaltecer também os professores e instrutores, que ministraram o conhecimento necessário para que vocês possam exercer todas as funções com excelência”, ressaltou o secretário-adjunto.

O curso, iniciado em abril deste ano na Escola Superior de Sargentos (ESSgt), foi concluído por 826 homens e 64 mulheres, que já integravam a instituição e, agora, sobem de patente. Entre outros requisitos, para ingresso, o policial militar precisa ser cabo ou soldado de 1ª classe, com pelo menos cinco anos de serviço. Em março deste ano, já haviam se formado 992 sargentos.

Durante a cerimônia, o secretário-adjunto e o comandante-geral da PM, Nivaldo Restivo, entregaram a medalha “Pedro Dias de Campos”, ao 3º sargento PM Marcos Freitas. A honraria foi instituída em 1966 com o objetivo de condecorar o componente da corporação que conclui o curso em primeiro lugar.

“Desejo a todos os formandos que exercitem uma liderança natural sempre, sem jamais esquecer a origem de vocês. Orientem a tropa e mostrem a eles o caminho certo a seguir nas atividades diárias”, exaltou o coronel Nivaldo.

A turma de formandos é denominada por “Alaor Branco Júnior”, em homenagem ao 3º sargento que faleceu durante atendimento de ocorrência em outubro de 2014.

O paraninfo da turma é a coronel Helena dos Santos Reis, que em 2015 comandou a Escola Superior de Sargentos e, atualmente, ocupa o cargo de secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora Estadual da Defesa Civil.

“O sargento é o elo entre o comando e a tropa, representando e elevando o nome da nossa instituição. Estamos diante de um momento inesquecível em nossas vidas. Para mim, que fui convidada como paraninfo da turma, é uma alegria imensa. Cada um de vocês dedicou muitas horas de estudo para chegar até aqui, deixando de lado o convívio de familiares e amigos e hoje eles desfrutam com vocês desse momento.”, enalteceu a coronel Helena.

Também participaram da solenidade o subcomandante da PM, coronel Mauro Richiarelli, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Cássio Roberto Armani, entre outras autoridades civis e militares.

Reforço e investimento

Desde 2011, o Governo do Estado contratou mais de 26 mil policiais para reforçar o efetivo da PM em todas as regiões do Estado.

Atualmente, estão em formação 2.502 futuros PMs, entre eles, 2.112 soldados de 2ª classe e 390 alunos-oficiais.

Há ainda concursos em andamento para o preenchimento de 2.200 vagas de soldados, 221 de aluno-oficial e 74 de tenentes-médicos.

Também desde 2011, o Governo do Estado investiu R$597 milhões na aquisição de 11.672 novas viaturas para reforçar os recursos materiais da Polícia Militar em todo o Estado.
Prestigiaram o evento o Presidente da ASSPM, Marco Antônio Zanca, o Vice Presidente, Irio Trindade de Jesus, o Vice Presidente do Conselho Deliberativo, Enio Francisco de Oliveira e o Presidente da 7 Regional, Edson Brasileiro da Rocha.