MMDC – Sociedade Veteranos de 32. Desfile Militar de “9 de julho”

Com a presença marcante de governantes, políticos, autoridades civis e militares ocorreu neste dia 09 de julho o desfile militar e homenagem aos feitos históricos da época.

Presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, o Subtenente Marco Antonio Zanca e os Diretores Samuel Aviles Duarte e Enio Francisco de Oliveira prestigiaram o evento.

Foi um movimento armado, que resultou da revolta generalizada no Estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas, que assumira o poder em 1930 com um golpe de Estado, derrubando o então presidente Washington Luís e impedindo a posse de seu sucessor.

Vargas reduziu a autonomia dos Estados do país e indicava interventores para governá-los segundo seus interesses.

Com o apoio de grupos econômicos e políticos locais, o levante – que resultou no maior conflito militar do país no século 20 – teve início no dia 9 de julho de 1932, e terminou com a rendição do Exército Constitucionalista em 2 de outubro.

Seu estopim foram as mortes de quatro jovens paulistas por tropas getulistas durante uma manifestação no centro de São Paulo, no dia 23 de maio.

Os confrontos entre constitucionalistas e tropas enviadas por Getúlio – que conseguiu articular uma resposta militar com apoio de todos os Estados, exceto o Mato Grosso -, no interior do Estado e na capital, deixaram 934 mortos, entre eles, 634 constitucionalistas.

“ASSPM – 84 anos de trabalho por você.”

« 1 de 112 »